Domingo, 26 de Maio de 2019

Nas empresas a produtividade e o desempenho da rede informática, passa muitas vezes pela sua organização e qualidade. Ao investir numa rede estruturada, está a garantir a qualidade e fiabilidade da sua rede de dados, assim como a organização do espaço na sua empresa.

O conceito de cablagem estruturada está associado à necessidade de planear os sistemas de cablagem de dados de forma assegurar a sua longevidade, para isso é necessário que sejam genéricos e flexíveis de forma a assegurar que serão capazes de acompanhar a evolução técnica dos equipamentos activos e a evolução de todo o sistema de comunicações ao qual serve de suporte base.

A cablagem estruturada deve integrar todos os sistemas de comunicação, nomeadamente não deve contemplar apenas a transmissão de dados, mas também os circuitos de voz (ligações telefónicas). O ideal é que o sistema de cabos seja capaz de prolongar a sua vida para além da dos equipamentos activos, permitindo a evolução técnica destes sem necessidade de substituição das cablagens.

O sistema de cablagens não deve ser projectado para as necessidades do equipamento activo a colocar, é necessário ver mais além, quer em termos tecnológicos quer em termos das necessidades do cliente.

Imagens de Rede Estruturada